segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Fatos históricos de 27 de fevereiro

27 de fevereiro é o 58º dia no calendário gregoriano. Faltam 307 para acabar 2018.

- Dia Mundial da castração - Comemoração móvel que tem sido promovida entre os norte-americanos desde pelo menos 1995 com o nome de "Dia da Castração" ou "Spay Day", a partir da iniciativa da HSUS [Sociedade Humanitária dos Estados Unidos da América ou "Humane Society of the United States"] e Sociedade Internacional Humanitária: última terça-feira de fevereiro.


- Dia do Agente Fiscal da Receita Federal.


- Dia Nacional do Livro Didático
EVANGELHO (Mt 23,1-12)
2ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIAGabriel das Dores
EFEMÉRIDES
Moacyr Scliar (1937-2011)
1510 - Afonso de Albuquerque conquista Goa.
1617 - Suécia e Rússia assinam o Tratado de Stolbovo, encerrando a Guerra Ingriana e expulsando a Rússia do Mar Báltico.
 1767 - Jesuítas são expulsos da Espanha.
1801 - Espanha declara guerra a Portugal, no âmbito da aliança com a França de Napoleão Bonaparte.
1834 - Morreu Samuel Pierpont Langley, em Aiken, EUA. Foi um astrônomo e físico, inventor do bolômetro e pioneiro da aviação. Nasceu em Roxbury, EUA, em 22.08.1834.
1844 - A República Dominicana conquista sua independência do Haiti
1844 - Os farrapos Onofre Pires e Bento Gonçalves duelam por questões de honra. O duelo termina com um ferimento de Onofre.
1861 - Ocorre o Massacre de Varsóvia, quando tropas russas disparam contra uma multidão que se manifestava contra o governo russo.
1870 - A atual Bandeira do Japão é adotada pela primeira vez, como bandeira nacional pelos barcos mercantes japoneses.
1900 - Nasceu Luiz Americano (Luiz Americano Rego), em Aracaju (SE). Foi um músico e compositor brasileiro de choro. Exímio instrumentista, era também clarinetista e saxofonista. Sua atividade artística foi intensa entre as décadas de 1930 e 1940, fazendo sucesso como compositor e solista, gravando com os mais prestigiados cantores da época. Atuou com Pixinguinha, Bonfiglio de Oliveira e Donga. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 29.03.1960.
1902 - Nasceu Lúcio Costa (Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa), em Toulon, França. Foi um arquiteto, urbanista e professor. Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, ficou conhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 13.06.1998.
1904 - Olinto De Pretto apresenta oficialmente a tese "Ipotesi dell'etere nella vita dell'universo", ou ("Hipótese do éter na vida do universo"), que foi supostamente plagiada e incorporada por Albert Einstein para criação da teoria da relatividade.
1907 - Rui Barbosa é convidado para representar o Brasil em Haia.
1918 - Leon Trotsky cria o Exército Vermelho soviético. 
1921 - Nasceu Zé Dantas (José de Souza Dantas Filho), em Carnaíba de Flores (PE). Médico e compositor parceiro de Luiz Gonzaga. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 11.03.1962.
1928 - Nasceu Ariel Sharon (Ariel Scheinermann), em Kafar Malal, Israel. É um estadista e militar de Israel, com ação polêmica na Guerra do Líbano na década de 1980. Foi primeiro-ministro de Israel entre 7 de março de 2001 e 2006, é membro fundador do partido Likud e fundador do partido Kadima. No início de 2006, em pleno exercício do cargo de primeiro-ministro, sofreu um AVC e encontra-se em estado vegetativo permanente desde aí. Foi substituído por Ehud Olmert na chefia do governo.
1928 - Nasceu Claudio Correia e Castro (Cláudio Luís Murguel Corrêa e Castro), no Ro de Janeiro (RJ). Foi ator de televisão, cinema e teatro. Morreu em Niterói (RJ), 16.08.2005.
1929 - Nasceu o jogador Djalma Santos (Dejalma dos Santos). Atuando na lateral-direito, é considerado um dos maiores jogadores da história da Portuguesa e do Palmeiras, com participação decisiva nas conquistas da época da chamada "Academia". Foi nomeado por Pelé um dos 125 maiores jogadores vivos de futebol em março de 2004. Foi um dos melhores laterais-direitas de toda história e disputou mais de cem partidas pela Seleção Brasileira de Futebol, incluídas as copas de 1954, 1958, 1962 e 1966, nas quais jogou 121 vezes. Morreu em Uberaba (MG), em 23.07.2013.
1932 - Nasceu Nascimento de Elizabeth Taylor (Elizabeth Rosemond Taylor), diva do cinema mundial, em Londres, Inglaterra. Morreu em Los Angeles (EUA), em 23.03.2011.
1933 - Incêndio no edifício do Reichstag (prédio), o parlamento alemão, de origem criminosa que destrói o edifício. Um holandês, anarquista e ativista possivelmente comunista de facção violenta, Marinus van der Lubbe, foi apontado como culpado do incêndio, tendo sido executado.
1936 - Morreu Ivan Petrovich Pavlov, em Leningrado, Rússia. Foi um fisiólogo premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Nasceu em Ryazan, Rússia, em 26.09.1849.
1938 - A França e o Reino Unido reconheceram o governo do general Francisco Franco na Espanha, em meio à Guerra Civil Espanhola.
1942 - Segunda Guerra MundialBatalha do Mar de Java com a derrota das Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana pela Marinha Imperial Japonesa, em que abre o caminho a estes para a invasão das Índias Orientais Holandesas. 
1943 - Nasceu Parreira (Carlos Alberto Gomes Parreira), no Rio de Janeiro (RJ). É treinador de futebol que participou de Copas do Mundo por cinco seleções diferentes (Arábia Saudita, Brasil, Emirados Árabes, Kuwait e África do Sul). Parreira é conhecido nacional e mundialmente pelas conquistas da Copa do Mundo de 1994, ao lado de Zagallo, do Campeonato Brasileiro de 1984 com o Fluminense, dentre outros títulos. Com a demissão de Mano Menezes do cargo de treinador da Seleção Brasileira após o último jogo do ano de 2012 (a conquista do Super Clássico das Américas contra a Argentina em Buenos Aires), a CBF contrata o pentacampeão de 2002, Luiz Felipe Scolari, para o seu lugar. A condição imposta por Felipão para aceitar o cargo é a da também contratação de Carlos Alberto Parreira como coordenador-técnico.
1950 - Índia apresenta a Oliveira Salazar a primeira proposta de negociação para a reintegração dos territórios de GoaDamão e Diu na União Indiana. A proposta é recusada.
1951 - Ratificada a 22ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos limitando o mandato presidencial a dois mandatos de quatro anos. 
1952 - Pela primeira vez foi feita uma reunião da Organização das Nações Unidas, a ONU, em sua sede atual.
1952 - O primeiro-ministro Winston Churchill anuncia a bomba atômica britânica.
1956 - Nasceu o cantor e compositor Beto Barbosa (Raimundo Roberto Morhy Barbosa), em Belém (PA). É considerado o Rei da Lambada, surgiu na década de 1980. Famoso compositor de "Adocica", um de seus grandes sucessos que vendeu cerca de três milhões de cópias.
1958 - EUA anuncia a explosão experimental de mais duas bombas nucleares pela URSS em sua área de provas no Ártico.
1961 - Morre Benjamim Costallat, escritor e jornalista brasileiro.
1963 - URSS defende Cuba com ameaça nuclear caso os EUA ameace invadi-la.
1964 - o governo italiano pede ajuda publicamente para salvar a torre inclinada, que ameaça desabar. Várias tentativas são feitas, mas apenas em 1999 um plano para impedir o colapso foi bem-sucedido. 
1966 - Morrem num acidente aéreo os astronautas Charles Bassett e Elliot See, escolhidos para tripular a cápsula Gemini 9.
1967 - Reino Unido concede autonomia a ilhas do Caribe.
1969 - O presidente Artur da Costa e Silva edita o Ato Institucional nº 7, que suspendeu as eleições parciais em todo o país.
1970 - O presidente Emílio Garrastazu Médici anuncia que não revogará o AI 5.
1974 - A constituição sueca teve uma mudança e o rei deixou de ter poder de chefe de estado, passando apenas a ser um cargo figurativo.
1975 - Em Portugal é aprovada a construção do Complexo Petroquímico de Sines.
1975 - Presidente Geisel aprova as diretrizes do Plano Básico de Ação Sanitária para o Nordeste.
1975 - Nasceu o cantor e compositor Daniel Gonzaga (Daniel Porto Carreiro Gonzaga do Nascimento), no Rio de Janeiro (RJ). É filho de Gonzaguinha e neto de Gonzagão.
1976 - Saara Ocidental declara independência da Espanha. 
1977 - Diego Maradona joga pela primeira vez pela Seleção Argentina. 
1978 - A Presidência, a Assembleia e o Governo da República Portuguesa repudiam o pedido do dirigente líbio Muammar al-Gaddafi para a independência da ilha da Madeira, considerada pela Organização de Unidade Africana com pertencendo a África.
1978 - Comemorado no Rio de Janeiro o cinquentenário da ligação aeropostal entre a França e a América do Sul.
1982 - Wayne B. Williams é condenado pelo assassinato de 28 jovens negros, cujos corpos foram encontrados nos arredores de Atlanta (EUA) num período de 22 meses. 
1986 - Decreto-lei nº 2.283 institui o Cruzado, nova moeda brasileira.
1990 - O líder negro Nelson Mandela chegou a Zâmbia, em sua primeira viagem internacional depois de ter ficado preso por 27 anos.
1990 - Aprovação do Estatuto do Conselho Federal de Educação Física.
1991 - Terminou a Guerra do Golfo, na qual os Estados Unidos, liderando outros países, atacaram o Iraque depois que o ditador Saddam Hussein invadiu o Kuwait.
1992 - Uma bomba explode em uma estação de trem de Londres ferindo 28 pessoas. O IRA é acusado pelo ataque. 
1994 - Governo Federal cria a unidade real de valor (URV), equivalente a cerca de um dólar, programado para entrar em vigor em 1º de março.
1996 - São lançados no Japão os primeiros games da série multimilionária da Nintendo, Pokémon.
1997 - A Irlanda legaliza o divórcio. 
2002 - Multidão de 2.000 pessoas incendeia trem na Índia. Pelo menos 57 pessoas foram queimadas vivas.
2003 - O traficante Fernandinho Beira-Mar é transferido de Bangu I RJ para a o Centro de Reabilitação Penitenciária em Presidente Bernardes SP. Um dos bandidos mais perigosos do país, mantinha relações com a FARC da Colômbia.
2003 - O presidente Lula envia 3 mil militares para garantirem a segurança durante o carnaval no Rio de Janeiro. 
2004 - Shoko Asahara, líder da seita acusada do atentado com gás sarin no metrô de Tóquio em 20 de março de 1995, é condenado à morte.
2005 - Juiz Pedro Pecy Barbosa matou vigia de supermercado José Renato Coelho Rodrigues em Sobral (CE). Pecy foi condenado a 15 anos de prisão e estava preso no quartel do Corpo de Bombeiros de Fortaleza (CE). Entre a noite do dia 1º e a madrugada de 02.07.2008 o Juiz Pecy Araújo passou mal e teve de ser internado no Hospital da Unimed, vindo a falecer de problemas cardíacas no dia 08.07.2008, aos 60 anos. O crime do vigilante José Renato abalou Sobral e região e teve repercussão internacional.
2005 - Pela primeira vez em 26 anos de pontificado, o Papa João Paulo II não faz a oração dominical na Praça de São Pedro no Vaticano.
2006 - Lei nº 6/2006 aprova o Novo Regimento do Arrendamento Urbano.
2008 - Os ex-congressistas colombianos libertados pelas Farc partiram em avião com destino a Caracas do aeroporto venezuelano de Santo Domingo, ao qual tinham chegado minutos antes em helicóptero.
2008 - Pesquisadores noruegueses anunciam descoberta de maior fóssil marinho do mundo com 15 metros.
2009 - Implantação do Novo Sistema Operacional do Detran.
2010 - Retiradas mais de 50 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ).
2010 - Morreu o sambista e compositor Walter Alfaiate (Walter Nunes de Abreu), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 07.06.1930. Aos 13 anos iniciou seus trabalhos de alfaiataria, profissão que exerceu por muitos anos e que se incorporou a seu nome artístico.
2010 - Terremoto de magnitude 8,8 Mw atinge a região central do Chile, fazendo pelo menos 802 mortes e é lançado alerta de tsunami em todo o Oceano Pacífico.
2011 - Um acidente grave com um trio elétrico deixa 16 mortos e mais de 50 feridos na cidade de Bandeira do Sul (MG).
2011 - Morreu Moacyr Scliar (Moacyr Jaime Scliar), em Porto Alegre (RS), onde também nasceu em 23.03.1937. Além de médico especialista em saúde pública, foi professor universitário, cronista, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.
2011 - Morreu Benedito Nunes (Benedito José Viana da Costa Nunes), em Belém (PA), onde também nasceu em 21.11.1929. Foi um filósofo, professor, crítico de arte e escritor. Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará, depois incorporada à Universidade Federal do Pará - UFPA. Ensinou literatura e filosofia em outras universidades do Brasil, da França e dos Estados Unidos. Escreveu artigos e ensaios para jornais e publicações locais, nacionais e internacionais. É autor de O drama da Linguagem, uma leitura de Clarice Lispector; O tempo na narrativa; Introdução à Filosofia da Arte; O dorso do tigre (ensaios literários e filosóficos); João Cabral de Melo Neto (Coleção Poetas Modernos do Brasil); Oswald Canibal (Coleção Elos); Passagem para o poético; A filosofia contemporânea; No tempo do niilismo e outros ensaios e Crivo de Papel (ensaios literários e filosóficos).
2011 - Morreu Octávio Omar Cardoso, em Brasília (DF). Foi advogado e senador pelo Rio Grande do Sul (1983-1987). Nasceu em Rio Pardo (RS), em 12.09.1930.
2012 - A Companhia de petróleo norueguesa Statoil confirma descoberta de petróleo offshore no Brasil.
2012 - Ministério da Educação (MEC) define em R$ 1.541,00 o piso nacional do magistério para 2012.
2013 - No Vaticano, última audiência pública de Papa Bento XVI.
2013 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que a imprensa “tem bronca’ do seu sucesso.
2013 - Câmara acaba com 14º e 15º salários de parlamentares.
2014 - O presidente do STF, Joaquim Barbosa, critica a absolvição dos condenados do Mensalão.
2014 - Comissão Nacional da Verdade apresenta relatório sobre o caso Rubens Paiva.
2014 - Maioria do STF vota por absolvição de 8 condenados por formação de quadrilha do mensalão.
2014 - Anunciada a canonização de José de Anchieta.
2015 - Morreu Leonard Simon Nimoy, em Los Angeles, EUA. Nascidoem Boston, EUA, em 26.03.1931, foi um ator, cineasta, poeta, pintor e fotógrafo dos Estados Unidos.
Seu papel mais conhecido é como o Sr. Spock, das série de TV e nos filmes de Jornada nas Estrelas Star Trek. Também atuou na série clássica Missão: Impossível, nas temporadas de 1969–1971 e fez um episódio da primeira temporada de Agente 86. Nimoy participou do episódio "O Gorila" da série "Bonanza", dirigido por James P. Yarbrough, em 17 de dezembro de 1960.
2015 - Supremo Tribunal Federal mantém passagens aéreas de cônjuges de deputados.
2015 - PSDB define atuação nos atos pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff.
2015 - ANEEL aprova novos valores das bandeiras tarifárias.
2015 - Caixa Econômica Federal suspende novos contratos do programa Minha Casa Minha Vida.
2016 - Protesto em frente ao sítio frequentado pelo ex-presidente Lula em Atibaia (SP).
2016 - Presidenta Dilma Rousseff diz que não governa só para o PT e faltará à festa do partido.
2016 - ANEEL aprova novos valores das bandeiras tarifárias.
2017 - Nos EUA, o ex-presidente George W. Bush critica os ataques de Donald Trump à imprensa.
2017 - Início do racionamento de água na área central de Brasília (DF).
2017 - Porto Alegre (RS) inaugura novo sistema de compartilhamento de bicicletas.
TÚNEL DO TEMPO
Luiz Gonzaga canta
“A volta da Asa Branca”
(LG e Zé Dantas) 

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário